5. Cadastros auxiliares

 

O HiDoctor possui diversos cadastros de informações que poderão ser utilizadas como ferramenta de apoio à sua rotina de atendimentos. Veja, a seguir, os principais cadastros:

 

Nesta página

5.1) Medicamentos e fórmulas
5.2) Procedimentos e exames
5.3) Biblioteca de textos complementares
5.4) Convênios
5.5) Cadastro de doenças (CID)

 

 

5.1) Medicamentos e Fórmulas

O cadastro de medicamentos e fórmulas é essencial para o receituário dos médicos. O acesso ao cadastro de medicamentos e fórmulas é feito pelo ícone localizado na barra de ferramentas do HiDoctor, ou pelo menu Arquivo > Medicamentos e fórmulas.

Acesso ao cadastro de Medicamentos e Fórmulas

Os medicamentos e fórmulas que são indicados com frequência podem ser cadastrados para posterior utilização na impressão de receitas. Saiba como cadastrar novos medicamentos e fórmulas:

Cadastro de Medicamentos e Fórmulas

Passo-a-passo:

  1. Clique no ícone de Medicamentos e fórmulas.
  2. Escolha se deseja cadastrar um medicamento ou uma fórmula.
  3. Para cadastrar medicamentos, informe o nome, a apresentação e a quantidade.
  4. Informe o tipo de uso.
  5. Digite a prescrição padrão para este medicamento.
  6. No cadastro de fórmulas, você deve informar o grupo e a descrição da fórmula.
  7. Para salvar e continuar cadastrando fórmulas e medicamentos, clique em Novo. Para salvar e sair, clique em OK.

 

Material de apoio:

 

 

 

5.2) Procedimentos e exames

Neste módulo são cadastrados os procedimentos e os exames que poderão ser solicitados pelo médico. Os procedimentos podem ser importados de tabelas, como AMB/CIEFAS e CBHPM, ou inseridos individualmente pelo usuário.

O cadastro de procedimentos e exames pode ser acessado pelo menu Arquivo > Procedimentos e exames ou então pelo ícone na barra de ferramentas.

Os procedimentos e os exames cadastrados podem ser lançados nas Guias dos pacientes ou impressos como guia de solicitação de procedimento ou exame.

Passo-a-passo:

  1. Clique no ícone de Procedimentos e exames.
  2. Clique no botão Novo e digite o nome do procedimento.
  3. No campo Tabela, selecione a tabela que será adotada no registro. Informe o Código. Para as tabelas AMB/CIEFAS, digite o número de Coeficiente de Honorários. Para a tabela CBHPM, digite o valor.
  4. Marque se o cadastro se refere a exame ou procedimento. Para a primeira opção, preencha o tipo de material coletado.
  5. Para inserir novo registro e salvar o atual, clique em Novo. Para salvar e sair da tela de cadastro, clique em OK.

 

 

5.3) Biblioteca de textos complementares

A Biblioteca do HiDoctor permite que você tenha um acervo de textos úteis para sua rotina de trabalho, que podem ser acessados a qualquer momento. Para acessar a Biblioteca do HiDoctor, acesse o menu Arquivo > Biblioteca ou então clique no ícone correspondente na barra de ferramentas

A Biblioteca do HiDoctor pode comportar textos, guidelines e dicas para os pacientes, padrões para impressão de receitas, atestados e declarações e textos e suplementos de consulta.

Passo-a-passo:

  1. Acesse a Biblioteca do HiDoctor através do ícone na barra de ferramentas.
  2. Digite o nome do texto a ser criado ou selecione um dos textos da biblioteca clicando na lupa ao lado do campo Nome.
  3. Defina o tipo de texto que deseja criar.
  4. Para importar o texto clique em Importar e selecione o documento. O mesmo processo deve ser realizado para a exportação de textos da biblioteca.
  5. Para imprimir, clique no botão Imprimir.
  6. Para salvar e criar outro texto, clique em Novo.
  7. Para salvar e sair da tela de cadastro de textos da biblioteca, clique em OK.

 

Materiais de apoio:

 

 

 

5.4) Convênios

O cadastro de convênios pode ser acessado pelo menu Arquivo > Convênios ou então pelo ícone correspondente na barra de ferramentas.

Os convênios cadastrados no HiDoctor podem ser associados às fichas dos pacientes e utilizados no faturamento e geração de guias. Veja o passo-a-passo para cadastrar convênios:

Passo-a-passo:

  1. Clique no ícone de Convênios na barra de ferramentas.
  2. Digite o nome do convênio a ser cadastrado no campo Nome.
  3. Selecione a tabela adotada pelo convênio; insira a data de recebimento do convênio e informe o valor do CH adotado pelo convênio para as tabelas AMB e CIEFAS.
  4. Selecione a conta bancária para recebimento, que deve ser criada previamente no Money Talks.

 

Material de apoio:

 

 

 

5.5) Cadastro de doenças

Neste módulo, o usuário pode cadastrar as doenças e condições que podem ser utilizadas no diagnóstico dos pacientes. O acesso ao cadastro de doenças pode ser feito pelo menu Arquivo > Cadastro de doenças ou pelo ícone na barra de ferramentas.

Esse cadastro por padrão vem preenchido com os dados do Cadastro Internacional de Doenças (CID-10). Com esse cadastro, o usuário pode lançar informações nos diagnósticos, nas indicações dos pedidos de procedimento ou exame, nos atestado e nas declarações que imprimir.

Passo-a-passo:

  1. Para abrir o cadastro de doenças do HiDoctor, clique no ícone do cadastro de doenças da barra de ferramentas.
  2. Através da lupa localizada ao lado do campo Nome da doença ou Código, procure a doença desejada.
  3. Uma vez selecionada a doença, insira os comentários que desejar no campo Informações complementares.