4. Ficha do paciente

 

A ficha do paciente no HiDoctor é composta por vários cadastros, cada um para um tipo de informação específica sobre o paciente e os procedimentos médicos utilizados. O HiDoctor possui por padrão os cadastros de Dados pessoais, Consultas e retornos, Anamneses, Textos do paciente, Guias, Formulários personalizados, entre outros. Também poderão compor a ficha do paciente as extensões opcionais do Hidoctor, como a Ficha obstétrica e a extensão de Otorrino. O acesso aos cadastros é feito através da barra de controle, localizada à esquerda, na tela principal.

 

Nesta Página:

4.1) Dados pessoais
4.2) Anamneses
4.3) Consultas e retornos
4.4) Textos do paciente
4.5) Imagens
4.6) Vídeos
4.7) Guias
4.8) forms.med.br

4.1) Dados Pessoais

O primeiro passo na utilização do prontuário eletrônico do HiDoctor é o cadastro dos dados pessoais do paciente. Além das informações pessoais, é possível inserir, nesta ficha, uma foto do paciente, que pode ser recortada, colada, copiada e removida da área. É possível editar e configurar o editor de imagens, imprimir a foto, selecionar zoom, auto-ajustar, enquadrar, abrir a foto em uma nova janela ou visualizá-la em tela cheia. Para criar uma ficha de pacientes e cadastrar dados pessoais:

Passo-a-passo:

  1. Selecione a ficha Dados pessoais e clique em Novo.
  2. Preencha os campos com as informações pessoais do paciente.
  3. No espaço para a foto do paciente é possível colar, carregar ou adquirir uma imagem. Para colar uma foto do paciente, copie uma imagem, clique com o botão direito no espaço para foto e selecione a opção Colar.
  4. Para carregar uma imagem, clique com o botão direito no espaço para foto do paciente e selecione Carregar.
  5. Para adquirir uma imagem o processo é similar. Clique com o botão direito no espaço para foto e selecione a opção Adquirir.
  6. Clique em Gravar para salvar, ou em Novo para salvar e continuar cadastrando pacientes.

 

A foto do paciente será gravada com a largura máxima de 320 pixels e a altura máxima de 240 pixels. Caso seja inserida uma foto maior do que este limite, a foto será redimensionada automaticamente, mantendo as devidas proporções.

Para gravar a foto no tamanho exato da área de edição, basta marcar a opção Gravar foto do paciente no tamanho ajustado, no menu Especial > Configuração > Padrões.

Material de apoio

4.2) Anamneses

A ficha de anamneses é uma ferramenta importante para o registro do histórico, que vai dos sintomas iniciais até o momento da consulta, de acordo com relatos do próprio paciente, durante a observação clínica. Saiba como preencher a ficha de Anamneses:

  1. Selecione a ficha de anamneses do paciente e clique em Novo.
  2. Como você perceberá, a data será inserida automaticamente, podendo ser editada.
  3. Clique em Inserir data para separar por data os textos de uma mesma anamnese. Também é possível inserir um registro para cada data.
  4. No campo Diagnóstico, clique na lupa para procurar diagnósticos por nome ou por código.
  5. Preencha o campo Palavras-chave com os termos mais importantes da anamnese, visando uma futura pesquisa sobre os diagnósticos e históricos dos pacientes em geral. Cada palavra-chave deve ficar em uma linha.
  6. Após adicionar os dados da anamnese, clique em Gravar para salvar, ou em Novo para salvar e adicionar uma nova anamnese para o paciente.


Dica: o campo Palavras-chave deve ser preenchido com expressões que poderão ser utilizadas posteriormente na geração de relatórios e dados estatísticos.
As anamneses ficam arquivadas organizadamente e podem ser consultadas. Para realizar essa consulta, clique na opção Histórico e selecione a data da anamnese que você deseja visualizar.

4.3) Consultas e Retornos

O processo de preenchimento de consultas e retornos é muito semelhante ao cadastro de anamneses. Nesta ficha ficam registradas as consultas e os retornos de cada paciente, podendo ser pesquisados e visualizados por data. Quando uma receita é gerada para um paciente, a informação é inserida neset cadastro. Veja como preencher a ficha de Consultas e Retornos:

Passo-a-passo:

  1. Selecione a ficha de Consultas e Retornos e clique em Novo.
  2. Assim como na ficha de anamneses, a data do dia do registro é gerada automaticamente, podendo ser alterada de acordo com suas necessidades.
  3. Clique em Inserir data para separar os diferentes textos e insira os dados importantes sobre a consulta e o retorno, se houverem. Assim como acontece com as anamneses, é possível separar as consultas e retornos por data, ou inserir um registro diferente para cada texto.
  4. Para salvar clique em Gravar. Para salvar e criar um novo registro de consultas e retornos para o paciente, clique em Novo.

4.4) Textos do paciente

O cadastro de textos do paciente tem a função de armazenar textos em geral, inseridos na ficha do paciente. Os textos impressos para o paciente, como Pedidos de exames, Atestados e Receitas são adicionados à ficha de Textos do paciente. O médico também pode incluir os textos que desejar neste cadastro. Saiba como inserir um texto na ficha do paciente:

 

Você também pode anexar um texto da biblioteca na ficha de textos de um paciente:

Passo-a-passo:

  1. Selecione a ficha de textos do paciente e clique em Novo.
  2. Para criar um novo texto, digite-o e clique em Gravar.
  3. Para importar um texto, clique em Biblioteca e selecione o nome do texto, que será transferido para a área de textos do paciente.
  4. Clique em Gravar para salvar e em Imprimir para visualizar a impressão.

 

4.5) Imagens

O HiDoctor oferece várias opções para incluir imagens na ficha do paciente. Você pode inserir imagens importantes para o diagnóstico do paciente, como raio-x e fotos ou então utilizar a ferramenta online Atlas do Corpo Humano, que traz ilustrações do corpo humano, órgãos e tecidos, auxiliando no diagnóstico e informação do paciente.
O Atlas pode ser acessado através do botão , na ficha de imagens*.

*A integração com o Atlas do Corpo Humano está disponível para o HiDoctor a partir da versão 8.0.8 do sistema. Saiba mais sobre a atualização. O Atlas é um sistema gratuito e liberado para todos os usuários do HiDoctor.

Passo-a-passo:

  1. Para começar a trabalhar com imagens, selecione a ficha de imagens e clique em Novo.
  2. Na janela de imagem, preencha o campo Descrição da imagem.
  3. Para carregar uma imagem, clique no ícone Carregar imagem e selecione o arquivo que será aberto na janela de imagens do HiDoctor, clicando em OK em seguida.
  4. Para carregar uma imagem visualizando-a antes de abri-la, clique no respectivo ícone, selecione a imagem e clique em OK em seguida.
  5. É possível adquirir uma imagem diretamente de dispositivos como câmeras e scanners. Basta clicar no ícone Capturar imagem, escolher o formato da imagem e clicar em Capturar.
  6. Para selecionar um dispositivo basta clicar no ícone. Na janela que se abrirá, escolha o dispositivo desejado e clique em Selecionar.
  7. Você ainda pode inserir uma imagem a partir do Atlas do Corpo Humano. Para utilizá-lo, clique no botão do Atlas, na ficha de imagem, ao lado do campo Descrição da imagem.
  8. Além destes processos, você também pode recortar, copiar, colar e limpar uma imagem clicando em cada um dos ícones, respectivamente.
  9. Através do ícone Rotacionar é possível rotacionar as imagens.
  10. Duas ferramentas servem para editar imagens e configurar o editor de imagens utilizado. Com o primeiro ícone você abre o editor de sua preferência e faz as alterações desejadas na imagem. O segundo ícone permite que você defina qual será o editor de imagens utilizado como padrão do HiDoctor.
  11. Também é possível alterar propriedades da imagem como gravação (JPG, PNG com até 256 ou 16 cores, ou preto e branco) e impressão (quantos DPI).
  12. A ferramenta Zoom pode ser usada de duas maneiras: você pode selecionar o percentual na caixa, ou clicar no ícone e definir o zoom manualmente.
  13. Através do ícone Auto-ajustar é possível fazer com que a imagem se ajuste automaticamente à janela de imagens.
  14. As imagens dos pacientes podem ser editadas através das ferramentas Recortar manual, ou Recortar manual enquadrado. A primeira permite que a imagem seja aparada de acordo com as necessidades, enquanto a segunda faz com que a imagem seja aparada no formato da tela.
  15. O ícone Rolar imagem permite que a imagem seja arrastada quando a tela principal possuir barras de rolagem.
  16. É possível imprimir imagens, abri-las em uma nova janela e exibi-las em tela cheia.
  17. Para sair da tela de imagens, basta clicar em OK.


Além de todas estas funcionalidades de edição de imagens, é possível inserir novas páginas, removê-las, mover as imagens para a página da frente e para a de trás, passar as páginas, gravar seqüências de imagem e som, capturar uma seqüência de imagens na área de trabalho, criar textos anexos alternando sua posição na tela e visualizar as imagens em miniatura.

 

Passo-a-passo:

  1. Selecione a ficha de imagens do paciente e clique em Novo.
  2. Preencha o campo Descrição com o nome do tema das imagens.
  3. Insira a quantidade de imagens que você desejar, cada uma em uma nova página.
  4. Para começar a narrar, clique no ícone de gravação.
  5. Vá passando as páginas em sincronia com seus comentários, interrompendo a gravação no final.

4.6) Vídeos

O HiDoctor também permite que vídeos sejam adicionados à ficha de pacientes. Veja como o processo é prático:

 

Passo-a-passo:

  1. Selecione a ficha de vídeos e clique em Novo.
  2. A data será completada automaticamente, podendo ser editada.
  3. Preencha o campo Descrição com a descrição do vídeo.
  4. Para carregar o arquivo em disco, clique no ícone Carregar e selecione o vídeo que você deseja atribuir ao paciente.
  5. Os demais ícones servem, respectivamente, para reproduzir, pausar e parar a exibição do vídeo. Também é possível deletar o arquivo.
  6. Clicando no ícone abrir em nova janela, o vídeo será aberto em uma nova janela.
Atenção: vídeos normalmente ocupam muito espaço na base de dados. Este recurso deve ser usado com cautela para que o tamanho da base de dados do HiDoctor não avance de forma a prejudicar o desempenho.

4.7) Guias

O cadastro de guias tem a função de armazenar, na ficha do paciente, os procedimentos e exames realizados. Para cadastrar guias:

 

Passo-a-passo:

  1. No campo Data, preencha a data em que foi realizado o procedimento ou exame. O HiDoctor sugere, automaticamente, a data atual do sistema.
  2. No campo Número da guia, preencha um número para identificação da guia.
  3. No campo Procedimento/exame, clique na lupa ao lado do campo e busque o nome diretamente das tabelas do HiDoctor.
  4. Preencha o convênio pelo qual o procedimento ou exame será faturado. O HiDoctor sugere, automaticamente, o convênio cadastrado na ficha de Dados pessoais do paciente para o qual a guia está sendo criada.
  5. O campo Matrícula  é preenchido automaticamente com o número de matrícula do paciente no convênio especificado no campo Convênio.
  6. O campo Valor diz respeito ao valor do procedimento/exame atribuído à guia. No momento do lançamento da guia, se este campo for deixado em branco, serão utilizados os valores contidos no cadastro do convênio e do procedimento/exame escolhido. O HiDoctor calcula o número de CH's do procedimento/exame pelo valor do CH adotado pelo convênio.
  7. O campo Dt. pagamento refere-se à data em que a guia foi paga ao médico.
  8. Para gravar o registro, clique em Gravar.
  9. Para gravar e abrir um nova guia, clique no botão Nova.

4.8) forms.med.br

Através dos forms.med.br é possível construir formulários personalizados, de acordo com suas necessidades. Para utilizá-los, é preciso baixar os formulários que já existem no forms.med.br, ou criar os formulários que necessita e baixá-los para o seu HiDoctor.

Para utilizar os formulários do forms.med.br:

 

Passo-a-passo:

  1. Abra a aba do forms.med.br.
  2. Clique no botão  (Novo) para abrir um novo formulário para preenchimento.
  3. Na janela que abrirá, selecione o formulário que deseja preencher e clique em OK.
  4. Preencha os dados no formulário e ao final, clique em OK.
  5. O formulário preenchido será gravado na aba forms.med.br.

Saiba mais: