2. Operações básicas


Veja como realizar as configurações básicas para utilização do sistema. Conheça também as principais ferramentas de interface e os recursos que possibilitarão a personalização do programa.

 

Nesta página:

2.1) Interface
A. Menu
B. Barra de ferramentas
C. Letreiro
D. Botão de rolagem
E. Barra de controle
2.2) Configuração
A. Dados do médico
B. Layout de impressão
C. Base de dados
D. Permissões de acesso
E. Padrões
F. MedSync/Site Médico
2.3) Conexão da base de dados
2.4) Edição de textos
2.5) Configuração da página
2.6) Visualização da impressão
2.7) Edição de imagens
2.8) Macros




2.1) Interface

A interface do HiDoctor privilegia a ficha do paciente e suas extensões. A seguir, são descritas as funcionalidades acessíveis através da tela principal do HiDoctor.

 

A. Menu

O menu do HiDoctor permite o acesso aos módulos complementares do programa, como a Agenda, os cadastros auxiliares, a biblioteca etc; além disso, o menu dá o acesso às configurações do HiDoctor e aos tópicos de ajuda do sistema.



B. Barra de ferramentas

Na barra de ferramentas estão dispostos ícones para facilitar o acesso às ferramentas do programa, como os cadastros auxiliares, Agenda, impressos, relatórios e outras funcionalidades. Os ícones do módulo principal do HiDoctor são os seguintes:



C. Letreiro

O HiDoctor possui um letreiro que se comunica com o News.med.br através da internet, apresentando notícias de interesse médico, como informações médicas, lançamento de medicamentos, novidades sobre o HiDoctor etc. Ao clicar sobre uma mensagem, o navegador do HiDoctor é aberto e direcionado para a página na internet onde é possível obter mais informações sobre o assunto.

É possível desabilitar as mensagens clicando com o botão direito sobre o letreiro e marcando a opção "Desabilitar até que novas notícias estejam disponíveis". Desta forma, o letreiro apresentará somente a data e hora do sistema. Quando novas mensagens forem recebidas pelo letreiro, ele passará a exibi-las e o usuário, se desejar, poderá desabilitá-las novamente.

 


D. Botão de rolagem

Na parte inferior direita da tela do HiDoctor localizam-se botões que têm a função de mudar o cadastro visível na área de edição dos dados do paciente, sem efetivamente fechá-lo. Estes botões irão aparecer quando não couberem todas as extensões abertas na tela. A quantidade de cadastros visíveis é definida pelo modo de exibição da ficha do paciente e pela resolução utilizada pelo monitor.

 


E. Barra de controle

O acesso às extensões do paciente é feito através da barra de controle, que possui as seguintes funções:

  • Localizar paciente por
    Dispõe diversos campos para realizar buscas no HiDoctor. Opções de pesquisa: nome, parte do nome, data de nascimento, prontuário, telefone.

    Dica: após realizar a pesquisa e selecionar um paciente, aparecerá um botão na frente que tem a função de mostrar todos os compromissos do paciente marcados na agenda. O duplo clique em um dos horários listados fará com que a agenda seja carregada na data correspondente ao compromisso selecionado.

  • Cadastros da ficha do paciente
    Permite acesso aos demais cadastros que compõem a ficha do paciente. Os principais cadastros são: dados pessoais, consultas e retornos, anamneses, textos do paciente, guias e formulários personalizados. Além dos cadastros principais, também poderão compor a ficha do paciente as extensões opcionais, como, por exemplo, a ficha de crescimento infantil ou a extensão de otorrino.
  • Botões
    - Novo: insere um novo registro na extensão que estiver sendo editada. Se necessário, irá gravar o registro anterior. Esse botão se aplica às extensões que admitem mais de um registro.
    - Apagar: apaga o registro que estiver sendo editado. Se aplica apenas às extensões que admitirem mais de um registro.
    - Gravar: grava o registro do cadastro que estiver sendo editado no momento, caso seja necessário.
    - Imprimir ficha: Imprime a ficha do paciente.

    Dica: a gravação dos registros na ficha do paciente é feita de forma automática. Quando o usuário move o cursor para outro cadastro, muda de paciente ou abre um cadastro auxiliar, o registro atual é gravado. Além disso, o usuário pode ativar o recurso de gravação automática, nas configurações do HiDoctor.

  • Últimos pacientes consultados
    Lista com os 20 últimos pacientes consultados. Escolhendo um dos itens da lista, a ficha do paciente é carregada.
  • Modo de exibição
    O modo de exibição para iniciantes apresenta apenas uma extensão na tela, enquanto o modo de exibição avançado faz o HiDoctor aproveitar melhor a resolução do monitor e apresentará, simultaneamente, a maior quantidade de extensões que a tela comportar.

    O modo de exibição avançado só pode ser utilizado em resoluções de 1024 x 768 ou maiores, caso esteja utilizando Windows XP®. Caso utilize o Windows Vista® ou Windows 7®, a resolução mínima para habilitar o modo de exibição avançado é de 800 na altura (por exemplo: 1200 x 800, 1152 x 864).
    O usuário também pode optar por reduzir o tamanho da barra de ferramentas de seu Windows Vista® ou Windows7® para habilitar o modo de exibição avançado nas resoluções a partir de 1024 x 768.



2.2) Configuração

Neste menu é possível customizar o HiDoctor para agilizar o uso do programa e personalizar sua experiência com o HiDoctor. O acesso às configurações do HiDoctor é feito através do menu Especial > Configuração.


A. Dados do médico

São as informações sobre o médico para o qual o HiDoctor está registrado.

  • Nome: usuário em nome do qual o HiDoctor está registrado. Irá conter sempre o mesmo valor informado no registro e não poderá ser alterado, a não ser que seja feito um novo registro com outro nome.
  • Especialidade: especialidade do usuário.
  • Email padrão: email do usuário. O preenchimento deste campo é obrigatório.
  • Alterar registro: utilizado quando o usuário deseja desfazer o registro da cópia e registrá-la novamente. É utilizado para se alterar o nome do usuário no registro ou registrar o software de forma definitiva, após haver registrado como demonstração.

Atenção: alterar seus dados de registro pode cancelar o registro de sua base de dados. Utilize esta ferramenta apenas para validar sua cópia do software (caso utilize a cópia de demonstração) ou para registrá-lo uma segunda vez.



B. Layout de impressão

A configuração de layout de impressão define os textos que serão utilizados nos diversos impressos gerados pelo HiDoctor.


Passo a passo para configurar o layout de impressão:

  1. Clique na opção Configuração no menu Especial.
  2. Selecione a aba Layout da impressão.
  3. Preencha o campo Cabeçalho com o texto que deseja imprimir na parte superior de todas as páginas do documento.
  4. No campo Rodapé, digite o texto que será impresso na parte inferior de todas as páginas do documento.
  5. O Carimbo contém o texto que será impresso somente na última página do documento.
  6. O campo Configurar página carrega a tela de configuração da página e da impressora.
  7. O campo Inserir macro insere uma macro no texto selecionado para edição.

Para configurar a medida de cada um desses campos, clique em Configurar página, onde você poderá definir também as margens dos documentos e a impressora que será utilizada para impressão.

Material de apoio:



 

D. Permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso basta marcar ou desmarcar as seguintes opções:

    • Dados pessoais dos pacientes: permissão de acesso à ficha de dados pessoais dos pacientes.
    • Outras extensões dos pacientes: permissão de acesso aos cadastros da ficha dos pacientes, como anamneses, consultas, textos e guias.
    • Cadastros: permissão de acesso aos cadastros auxiliares, como medicamentos e fórmulas, procedimentos e exames, convênios, biblioteca de textos e CID-10. Podem ser alteradas as permissões para se consultar, incluir, alterar e apagar um registro.

Nesses três módulos, o usuário tem 4 níveis de permissão: Consultar, que permite visualizar as informações sem realizar alterações; Inserir, que possibilita incluir novos itens do módulo; Alterar, que permite editar o conteúdo do módulo; ou Remover que possibilita ao usuário excluir alguma extensão.

  • Acessa a agenda: permite o acessar à Agenda, bem como à marcação de consulta e aos cadastros da Agenda.
  • Acessa o módulo de pesquisa: permite ao usuário acessar os relatórios estatísticos e a relação de pacientes.
  • Imprime faturas: permissão de acesso à impressão de faturas por convênios.
  • Importação de dados: permissão de acesso à importação de dados para arquivos do MS Word®.
  • Exportação de dados: permissão de acesso à exportação de dados de arquivos do MS Word®.
  • Configuração: permissão de acesso às configurações do HiDoctor. Deve sempre haver pelo menos um usuário com permissão de acesso à configuração.
  • Pedir senha do MoneyTalks a esse usuário: informa se é necessário pedir senha ao usuário na abertura do MoneyTalks pelo HiDoctor. Esta opção só estará disponível quando o MoneyTalks estiver instalado.

Não há limitação para criação de bases de dados e perfis. Em um mesmo computador, uma base de dados pode ser acessada por diferentes usuários, de acordo com as definições das permissões. Isso permite, por exemplo, que os médicos de uma clínica tenham cada um sua base de dados e a secretária tenha acesso a elas, com permissões específicas, em seu próprio computador.


Material de apoio:




E. Padrões

A configuração de padrões define as configurações de uso do HiDoctor. Selecione as opções abaixo, quando desejadas, e confirme clicando em OK ao final da operação.

    • Texto da biblioteca usado como padrão: configura qual texto, previamente gravado na Biblioteca, será inserido automaticamente na inicialização de um campo texto. Estes padrões podem ser utilizados nos campos texto da impressão de receita, impressão de pedido de procedimento, impressão de pedido de exame, impressão de atestado, consultas e retornos, impressão de declaração e anamneses.
    • Extensões que devem ficar abertas: configura quais extensões da ficha do paciente permanecerão abertas enquanto a base de dados estiver conectada pelo HiDoctor. As extensões selecionadas para ficarem abertas serão carregadas automaticamente no momento da conexão da base de dados e não poderão ser fechadas enquanto a base de dados estiver conectada.
    • Fonte padrão para os campos texto: configura o nome e tamanho da fonte que será utilizada como padrão nos campos texto do HiDoctor. Desta forma, quando um campo texto for inicializado, a sua fonte será automaticamente alterada para a configuração. Além disso, a fonte configurada será utilizada na impressão da ficha do paciente.

Caso haja um texto padrão para o campo texto, a fonte do texto padrão sobrescreverá a fonte padrão configurada, isto é, prevalecerá a fonte do texto padrão.

  • Número de traços entre o nome do medicamento e a quantidade no receituário: configura o número de traços ( _ ) inseridos entre o nome do medicamento e sua respectiva quantidade, quando se inserir um medicamento à receita a partir da lista, no módulo de impressão de receitas.
  • Tempo de gravação automática (minutos): configura a periodicidade do acionamento da gravação automática da ficha do paciente, entre 0 e 99 minutos. Se este valor for 0 (zero), a gravação automática estará desabilitada.
  • Modo de exibição para iniciantes: configura o modo de exibição da ficha do paciente e suas extensões. No modo de exibição para iniciantes, somente uma extensão é apresentada na tela principal. Já no modo avançado, o HiDoctor aproveitará melhor a resolução do monitor e apresentará, simultaneamente, a maior quantidade de extensões que a tela comportar.
  • Exibir lista de últimos pacientes consultados: configura a exibição da lista que contém os últimos 20 pacientes acessados na base de dados.
  • Anamneses e consultas em textos separados por datas: configura se o cadastramento de anamneses ou consultas será feito em um único registro por paciente. Neste caso, ao se escolher a opção Novo", não será criado um novo registro em branco, mas sim, inserida a data do sistema no início do texto, a partir de onde serão inseridas as novas observações. A inserção da data é feita no mesmo formato da opção "Inserir data" e as datas poderão ser acessadas através da opção "Histórico.
  • Exibir a lista de pacientes quando algum paciente estiver selecionado: configura se a lista em que é exibido o resultado da localização do paciente permanece visível mesmo após a ficha do paciente escolhido ter sido aberta. Caso esta opção não esteja marcada, ao se realizar a pesquisa, a lista se tornará visível e ao se clicar no item da lista para se carregar a ficha, ela se fechará automaticamente.
  • Unidade de medidas: configura a unidade de medidas utilizada na definição dos impressos do HiDoctor. As unidades disponíveis são centímetros e polegadas.
  • Gravar foto do paciente no tamanho ajustado, quando necessário: configura se a imagem contida no campo foto do paciente, localizada na ficha de dados pessoais, será gravada no tamanho exibido na tela, caso o auto-ajuste esteja selecionado. Se esta configuração estiver desmarcada e o auto-ajuste da foto do paciente estiver selecionado, a imagem gravada será a original, sendo o auto-ajuste somente para exibição na tela.

    O HiDoctor redimensiona automaticamente as fotos inseridas em Dados Pessoais para o máximo de 320 px de largura e 240 px de altura, respeitando as devidas proporções.

  • Acionar Backup ao sair do programa: configura se o Backup Programado deve ser acionado sempre que o HiDoctor for finalizado. Opção disponível somente se o Backup Programado estiver instalado. O Backup Programado não é parte integrante do HiDoctor e pode ser adquirido separadamente.
  • Tipo de busca padrão para a EPF: configura o campo pelo qual será feita a pesquisa na EPF, quando o usuário acioná-la a partir do HiDoctor. Assim, é possível se escolher o tipo de pesquisa entre ação terapêutica, laboratório, medicamento, palavra-chave ou substância.

F. MedSync / Site Médico

O MedSync é uma tecnologia que permite a sincronização entre suas bases de dados através da internet. Sincronização quer dizer que você poderá usar o HiDoctor no consultório, em casa, no hospital, na clínica, no trânsito e em qualquer outro lugar, mantendo todas estas bases atualizadas e idênticas.
Se você não possui o HiDoctor NET, serviço especial que a Centralx oferece a seus usuários, entre em contato com um de nossos atendentes através do 0800 979 0400 ou acesse nosso site: www.hidoctor.com.br.

Passo a passo para configurar o MedSync:

  1. Clique na opção Configuração do menu Especial.
  2. Selecione a aba MedSync / Site Médico.
  3. Na área MedSync, selecione uma das opções de sincronia. Você pode configurar o sistema para nunca acionar a sincronia automaticamente, acioná-la sempre que o HiDoctor for iniciado, um certo número de horas após o HiDoctor ser iniciado ou sempre que o HiDoctor for finalizado.
  4. Clique no botão Sincronia das fichas e marque quais fichas deseja que sejam sincronizadas.
  5. Clique em OK para confirmar.

Material de apoio:

 

O Site Médico e a Área do Paciente são tecnologias criadas para ampliar e facilitar a comunicação entre médico e paciente. Acesse o site.med.br para configurar seu Site Médico e Área do Paciente.
Acesse o menu Configuração > Especial e clique na aba MedSync / Site Médico e conheça as configurações acessíveis pelo HiDoctor:

  • O botão Editar o meu site abrirá, no browser do HiDoctor, o sistema do Site Médico através do qual você poderá criar e editar as páginas do seu site.
  • Marque a opção Lembrar de exportar ao conectar outra base de dados ou fechar o HiDoctor para que o programa se encarregue de atualizar as informações da área do paciente ao ser finalizado.
  • A opção Exportar ao sair da ficha do paciente fará com que, ao mudar de ficha do paciente, a ficha anterior seja automaticamente exportada.
  • Marque a opção Enviar convite para acesso ao site quando cadastrar novo paciente para que seus pacientes sejam notificados sobre a disponibilização deste serviço. Eles irão receber um email que permitirá a criação de uma senha pessoal e segura para acesso aos dados. O email que permite a criação de senha é enviado quando o paciente é exportado. Esta opção manda email de convite para todos os pacientes, marcados para exportar ou não.
  • Para que seu paciente seja notificado, é indispensável que o email, data de nascimento e CPF sejam registrados em seu prontuário. Marque a opção Alertar quando não forem informados os campos necessários para a exportação da ficha do paciente para evitar que estes dados importantes não sejam cadastrados.
  • Na caixa Padrão de exportação para novos registros você poderá definir se deseja exportar ou não dados pessoais, textos dos pacientes e imagens (de acordo com seu Pacote).
  • Clique em OK para confirmar as alterações.

Materiais de apoio:



2.3) Conexão da base de dados

O HiDoctor permite que a mesma cópia instalada tenha acesso a bases de dados diferentes. Uma cópia do HiDoctor é adequada para utilizar uma base de dados por vez, sendo necessário desconectar a base corrente para utilizar outra base de dados.

Passo a passo para conectar uma base de dados na inicialização do HiDoctor:

  1. Na tela de conexão da base de dados, escolha a base de dados desejada na lista gerada pelo campo Usuários.
  2. Digite a senha do usuário.
  3. Clique em OK.

Passo a passo para desconectar uma base de dados e conectar-se a outra:

  1. Clique na opção Conectar base do menu Especial.
  2. Será apresentado um menu contendo as bases de dados do usuário atual, assim como o item Alterar usuário, que abre a tela de conexão, igual à da entrada do HiDoctor, permitindo que um usuário diferente do atual possa conectar uma base de dados. Selecione a base em que deseja se conectar.

Material de apoio:

2.4) Edição de textos

Vários campos do HiDoctor permitem a inserção de textos formatados. As ferramentas para a edição deste tipo de texto são apresentadas a seguir:

  • Fonte: fonte escolhida a partir da lista de fontes disponíveis no Windows®.
  • Tamanho: tamanho da fonte escolhida.
  • Negrito, Itálico, Sublinhado: estilo da fonte escolhida.
  • Subscrito, Sobrescrito: posição da fonte escolhida.
  • Cor: cor da fonte escolhida.
  • Alinhamento à esqueda, ao centro, à direita: alinhamento do parágrafo em que o cursor estiver posicionado.
  • Imagem: insere uma imagem no texto a partir de um arquivo. A imagem pode estar em um dos seguintes formatos: BMP, PCX, GIF, JPG. Uma imagem também pode ser inserida no texto se for colada a partir da área de transferência do Windows®.
  • Linha: número da linha em que o cursor estiver posicionado.
  • Área de edição: área de edição do texto formatado.
  • Inserir data: insere a data do sistema no texto no seguinte formato:
    _____________________dd/mm/aaaa_____________________
    O formato de data utilizado será o configurado no Painel de Controle do Windows®.
    Esta opção estará disponível somente quando o texto for referente a uma anamnese ou a uma consulta, que podem ser separadas por datas.
  • Biblioteca: insere um texto previamente gravado na biblioteca de textos complementares.
  • Importar texto: importa para o texto o conteúdo de um arquivo do MS Word®. É necessário que uma versão MS Word®, a partir da 6.0, esteja instalada.
  • Exportar: exporta o conteúdo do texto para um arquivo do MS Word®. É necessário que uma versão MS Word®, a partir da 6.0, esteja instalada.
  • Imprimir: carrega a tela de visualização da impressão com o conteúdo do texto.
  • Cancelar: finaliza a edição do texto sem considerar as alterações que tiverem sido realizadas.
  • Ok: finaliza a edição do texto salvando as alterações que tiverem sido realizadas.

 

2.5) Configuração da página

Antes de realizar a impressão de textos, é recomendável configurar a página no HiDoctor para que a impressão seja feita corretamente.

Configurar a página no HiDoctor consiste em modificar as medidas da folha e das margens para impressão. Essas configurações podem ser acessadas através da visualização da impressão ou do layout da impressão. Confira os detalhes sobre cada campo:

  • Largura, altura: medidas da página inteira. Para alterar o tamanho da página, você deverá acessar diretamente as configurações da impressora.
  • Margem esquerda, direita, superior, inferior: margens da página, que irão definir a área útil da impressão.
  • Altura do cabeçalho: área reservada na parte superior da página para a impressão do texto do cabeçalho, definido em "Layout da impressão", na configuração do HiDoctor. Caso o cabeçalho seja suprimido da impressão, a área reservada será desconsiderada e, consequentemente, utilizada na impressão do corpo do texto.
  • Altura do rodapé: área reservada na parte inferior da página para a impressão do texto do rodapé. Caso o rodapé não seja impresso, a área destinada a ele será utilizada na impressão do corpo do texto.
  • Altura do carimbo: área reservada na parte inferior da página para a impressão do texto do carimbo. Apesar do HiDoctor reservar a área do carimbo em todas as páginas do documento a ser impresso, o texto do carimbo será impresso somente na última página. Caso o carimbo seja suprimido da impressão, a área reservada será desconsiderada e, consequentemente, utilizada na impressão do corpo do texto.
  • Configurar impressora: abre a tela de configuração de impressoras do Windows®, que permite escolher a impressora destino e alterar as configurações de impressão (papel, qualidade, cópias) específicas da impressora selecionada. As opções de configuração disponíveis variam em função do driver da impressora, que é acionado diretamente.

O HiDoctor não ajusta automaticamente a altura do cabeçalho e do rodapé em função da altura do texto. Portanto, sempre que houver alteração em algum destes textos, deve-se verificar se o valor da respectiva altura é adequado. Após a opção Configurar impressora ser acionada e finalizada, o HiDoctor atualiza as suas medidas de altura e largura, automaticamente, de acordo com o tamanho da página configurada no driver da impressora.

2.6) Visualização da impressão

Os textos produzidos no HiDoctor podem ser visualizados antes da sua impressão através do módulo de visualização da impressão, cujos campos serão descritos a seguir:

  • Cabeçalho: configura a exibição ou não do cabeçalho. O valor do cabeçalho é editado na configuração do HiDoctor.
  • Rodapé: configura a exibição ou não do rodapé. O valor do rodapé é editado na configuração do HiDoctor.
  • Fundo: configura a exibição ou não do texto de fundo. O valor do texto de fundo é editado na configuração do HiDoctor.
  • Carimbo: configura a exibição ou não do carimbo. O valor do carimbo é editado na configuração do HiDoctor.
  • Trocar de página: move para a página anterior ou para a página posterior.
  • Configurar página: altera a configuração da página a ser impressa e da impressora de destino. É necessário que a configuração de página da impressora esteja de acordo com a configuração do HiDoctor.
  • Exportar: exporta o conteúdo do texto para um arquivo do MS Word®. É necessário que uma versão MS Word®, a partir da 6.0, esteja instalada.
  • Imprimir: envia o texto para a impressora configurada como padrão. Após imprimir o texto, a visualização da impressão é, automaticamente, finalizada.
  • Cancelar: Finaliza a visualização da impressão, sem ter enviado o conteúdo para a impressora.

As configurações de exibição de cabeçalho, rodapé e carimbo são gravadas toda vez em que o módulo de visualização da impressão for fechado. Assim, sempre que ele for aberto novamente, os valores serão inicializados, automaticamente, de acordo com a configuração anterior.

2.7) Edição de imagens

Os campos de imagem do HiDoctor (foto do paciente e ficha de imagens) são complementados com a barra de ferramenta de imagens, que oferece várias opções de configuração para as fotos ou figuras inseridas no espaço. Saiba como editar imagens através desta barra de ferramentas:


Barra de ferramenta de imagens (ficha de Dados pessoais)

  1. Para carregar uma imagem que já está no computador, clique em (carregar) ou em (carregar com visualização).
  2. Para capturar uma imagem para inserir na ficha, clique em (selecionar dispositivo de captura de imagens) e escolha o dispositivo que irá importar a imagem para a ficha. Você pode importar imagens da webcam ou de seu scanner.
    Depois, clique em (capturar imagem) para importar a imagem da webcam ou scanner selecionado.
  3. Além destes processos, você pode recortar, copiar e colar uma imagem.
  4. O botão (limpar) remove a imagem que estiver na ficha.
  5. Para editar a imagem num editor qualquer, clique em (editar). Para alterar o programa para editar as imagens, clique em (configurar editor de imagens).
  6. O botão (rotacionar) irá girar a imagem 90º no sentido horário.
  7. A ferramenta (auto-ajustar) redimensiona a imagem para encaixar no espaço reservado para a imagem. Clicando novamente no botão, a imagem retorna ao tamanho original.
  8. O botão (recortar manual) permite selecionar a parte da imagem que será mantida.
  9. O botão (recortar manual enquadrado) também recorta a imagem, mas disponibiliza uma área de corte no tamanho exato do espaço disponível.
  10. Para visualizar melhor a edição, clique em (abrir em nova janela) ou em (tela cheia).
  11. As imagens podem ser impressas clicando em (imprimir).

2.8) Macros

Macros são valores inseridos nos textos do HiDoctor que, no momento da impressão, são substituídos pelos respectivos valores cadastrados na ficha do paciente. Cada cadastro que compõe a ficha do paciente (dados pessoais, anamneses, consultas e retornos, textos, guias, formulários personalizados, extensões para especialidades) possui uma série de macros próprias. A substituição das macros sempre é feita pelo valor cadastrado no registro que estiver aberto na tela no momento da impressão.

Por exemplo, se você inserir a macro [Anamneses:Diagnóstico 1] na impressão de um atestado, no momento da impressão, ela será substituída pelo valor cadastrado no registro de anamnese que estiver aberto na tela. Se não houver registro aberto, o valor não será substituído. Se houver registro aberto, mas o campo estiver em branco, será substituído por um valor em branco.
Além das macros referentes aos dados da ficha do paciente, também existem 3 macros independentes: [Data do Sistema], [Hora do sistema] e [Nome do Médico].


Material de apoio: